segunda-feira, 9 de março de 2009

Violência no mundo urbano: Insegurança e cultura do medo

Roubos por esticão, crimes, casas assaltadas, incêndios, bairros degradados, desvios de dinheiro, violência nas escolas, violência doméstica, violações, terrorismo, crime organizado, perseguições, agressividade ao volante, conflitos de vizinhança, delinquência, toxicodependência, tumultos nocturnos, pilhagem de espaços públicos... são actos de violência que fazem parte do nosso quotidiano de uma forma mais ou menos directa; são outros tantos elementos que alimentam em cada um de nós o sentimento de insegurança, que fomentam uma cultura do medo...

Seja pela imprensa, pela televisão, nos jogos de vídeo, ou pela experiência vivida de maneira directa ou como testemunha, somos confrontados quotidianamente com a violência.

O sentimento de insegurança a ela ligada faz com que falemos dele constantemente e infiltra-se nas esferas privada, política e científica, entra no mundo da sociedade civil. A questão da insegurança transformou-se num problema maior da sociedade, e toma cada vez mais a forma de um fenómeno social global, pondo em cena toda uma série de componentes da existência dos cidadãos.

Os medos criam um clima social em que o sentimento de ameaça domina, subordinando o espírito crítico à emoção e aos sentimentos, inflamando as desconfianças mútuas entre os cidadãos, o medo do desconhecido... do outro.

Envie para paxchristi.portugal@gmail.com a sua opinião, o seu comentário. Participe!

Sem comentários:

Enviar um comentário